Filho prodigo

 

 
bom dia, tudo bem? eu to bem graças a Deus, ultimamente eu tenho visto muitos casos de pessoas que andaram intimamente com Deus, e deixaram tudo assim como o filho prodigo, que tinha tudo e deixou para viver os prazeres do mundo, e isso é uma grande mentira do diabo, ele quer por na cabeça que viver com os prazeres mundanos e melhor do que viver o melhor de Deus, e nós mesmo sabendo que ele é o pai da mentira muitas vezes caímos nessa.,
 
 Mas antes de tudo peso direção ao Espirito Santo, Pai em nome de Jesus eu te peço que o Senhor me use para que seja uma benção para o teu povo Deus,e que aquele que esta longe volte aos teus braços como o filho prodigo voltou, sei Deus que o Senhor esta de braços abertos com o perdão e Deus aquele que esta pensando em sair, que em nome de Jesus desperte antes que seja tarde amém.
 
 
No livro de Lucas cap. 12.11-32
 
 

11) "Um homem tinha dois filhos.

12) Quando o mais novo disse ao pai: 'Eu quero agora a minha parte da herança, em lugar de esperar até que o senhor morra!' , o pai concordou em dividir a fortuna entre os filhos.

13) Poucos dias depois este filho mais novo juntou toda parte dele, viajou para uma terra distante, e ali gastou todo o dinheiro com festas e prostitutas.

14) Quando o dinheiro dele acabou, uma grande fome espalhou-se sobre a terra, e ele começou a passar necessidade.

15) Foi então a um fazendeiro local pedir para trabalhar na fazenda, cuidando dos porcos.

16) O rapaz andava com tanta fome que desejava encher seu estômago com os legumes que jogava aos porcos, mas ninguém deixou.

17) Quando ele finalmente voltou ao seu juízo, disse consigo mesmo: 'Lá em casa até os empregados têm comida de sobra, e aqui estou eu, morrendo de fome!

18) Eu vou para casa, junto do meu pai, e lhe direi: "Pai, eu pequei, tanto contra o céu como contra o senhor.

19) E já não mereço ser chamado seu filho. Por favor, quero ser seu empregado'''.

20) Então ele voltou para casa, para junto de seu pai. E quando ainda estava a uma grande distância, o pai viu que ele vinha, e ficou cheio de compaixão e de alegria! Correu, abraçou e beijou o filho.

21) O rapaz disse: 'Papai, eu pequei contra o céu e contra o senhor, e não mereço ser chamado seu filho'

22) Mas o pai disse aos escravos: 'Depressa! Tragam a roupa mais bonita e rica da casa para vestir nele. Um anel de pedras preciosas e sapatos!

23) Matem o melhor bezerro que temos. Precisamos fazer uma festa, para comemorar nossa alegria.

24) Porque este meu filho estava morto e voltou à vida. Estava perdido e foi achado. Com isto começou as festa.

25) Mas o filho mais velho estava nos campos trabalhando; quando ele voltava para casa, ouviu a música das danças

26) E perguntou a um dos criados o que estava acontecendo.

27) 'Seu irmão voltou', contou ele, 'e o seu pai matou o melhor bezerro e preparou uma grande festa para comemorar a volta dele ao lar com saúde' .

28) O filho mais velho ficou zangado e não queria entrar. O pai saiu e insistiu com ele.

29) Porém ele respondeu: 'Estes anos todos eu tenho trabalhado bastante para o senhor, e nunca me recusei, nenhuma vez, a fazer uma só coisa que o senhor me mandou; e em todo este tempo o senhor nunca me deu nem mesmo um cabrito para uma festa com os meus amigos.

30) Já quando volta este seu filho, depois de gastar o dinheiro do senhor com prostitutas, o senhor comemora matando o melhor bezerro que temos na fazenda!'

31) 'Olhe, meu filho querido', disse-lhe o pai, 'eu e você somos muito amigos e tudo o que tenho é seu.

32) Porém é justo comemorarmos, pois ele é o seu irmão; estava morto e voltou a viver! Estava perdido e foi achado!"

 

 

Nesta parábola, o Senhor ensina que uma vida de pecado e de egoísmo, no seu sentido cabal, é a separação do amor, comunhão e autoridade de Deus. O pecador ou desviado é como o filho mais jovem da parábola, que em busca dos prazeres do pecado, desperdiça os dotes físicos, intelectuais e espirituais que Deus lhe deu .  O resultado é desilusão e tristeza e, as vezes , condições pessoais degradantes, e, sempre, a falta da vida verdadeira e real, que somente se encontra no relacionamento correto com Deus. 

Antes de um perdido vir a Deus, ele precisa reconhecer seu verdadeiro estado, de escravidão do pecado e de separação de Deus.  Precisa voltar humildemente ao Pai, confessar seus pecados e estar disposto a fazer tudo quanto o Pai quiser.  É o Espírito Santo quem convence o perdido pecador da sua situação pecaminosa. 

A descrição que Jesus faz da reação favorável do pai, diante da volta do filho, ensina várias verdades importantes :

(1)  Deus tem compaixão dos perdidos por causa da triste condição deles .

(2)  o amor de Deus por eles é tão grande que nunca cessa de sentir pesar por eles e esperar a sua volta

(3)  Quando o pecador, de coração, volta para Deus, ele sempre está plenamente disposto a acolhê-lo com perdão, amor, compaixão, graça e os plenos direitos de um filho. Os benefícios da morte de Cristo, a influencia do Espírito Santo e a graça de Deus estão à disposição daqueles que buscam a Deus.

(4)  A alegria de Deus pela volta dos pecadores é imensurável.

No versículo 24 – o pai diz : Meu filho estava morto...perdido- “Perdido” é empregado no sentido de estar perdido em relação a Deus , como “ovelha desgarrada”. A vida afastada da comunhão com Deus é morte espiritual. Voltar-se para Deus é alcançar vida verdadeira.

No versículo 28- O filho mais velho se indigna, O filho mais velho representa aqueles que têm sua religião e que exteriormente guardam os mandamentos de Deus, porém interiormente estão longe d'Ele e dos seus propósitos para o seu reino.

 
Essa historia e bastante estudada na igreja, muitas vezes acontecem com nós jovens, achamos que a igreja não esta saciando a nossa sede de viver e sempre a mesma frase, "eu sou jovem tenho que curtir a vida, depois quando eu estiver velho (a) eu volto a igreja ai e mais fácil servir" Jovem DESPERTA! o diabo não veio pra brincar com ninguém não e isso vemos em casos no dia dia